O "SporTV Repórter" preparou um programa especial para o retorno do programa, neste domingo, a partir da meia-noite. Com o tema "Esporte Positivo", o episódio vai mostrar como a prática de exercícios físicos pode ser uma aliada no tratamento dos portadores do vírus HIV, com depoimentos de soropositivos e a opinião de especialistas. São histórias emocionantes, capazes de surpreender, ensinar e conscientizar (assista a chamada no vídeo acima).
Givaldo Maratonista; SporTV Repórter (Foto: SporTV)
Givaldo conta sua história no programa (SporTV)
Para tratar do tema, a repórter Bruna Gosling conversou com médicos, pesquisadores e especialmente portadores do vírus, que encontraram no esporte, além de motivação, força para lutar contra alguns efeitos da doença.
O maratonista aquático Salomão Petra Bittencourt é um dos personagens. Ex-usuário de drogas e portador do HIV há 16 anos, ele treina diariamente e sonha em completar a travessia do Canal da Mancha. Quem também revela sua história é o maratonista Givaldo Tomás da Cruz, infectado no Carnaval de 1988, durante o auge da epidemia. Homossexual e pai de dois filhos, ele se apaixonou por corrida de rua, uma aliada no tratamento.
Eles dão conselhos, contam suas experiências e mostram como encaram e tratam a doença que, segundo estimativa do Ministério da Saúde, atinge 734 mil pessoas no Brasil.
Pelos cuidados que o tratamento exige, as atividades físicas também devem ter acompanhamento médico. No programa, você vai saber o que dizem os especialistas e conferir entrevistas com infectologistas, entre eles a experiente Dirce Bonfim e o pesquisador Mauro Schechter. Histórias de atletas famosos que contraíram o vírus, como Magic Johnson, astro do basquete americano, também são destaque.
|