PORTAL
Projetos atendidos:
- Casa de Maria
HOME
QUEM SOMOS
SERVIÇOS
COMO AJUDAR
EVENTOS
DEPOIMENTOS
NOTÍCIAS
GALERIA DE FOTOS
CONTATO
Seja bem-vindo à Casa de Apoio Recanto Amigo
Notícias

11 2015
Ministério da Saúde pretende distribuir o Truvada pelo SUS em 2016
Segundo o jornal "O Globo", o Ministério da Saúde pretende incluir o Truvada ? nome comercial do remédio de uso contínuo que pode impedir a infecção por HIV ? à lista dos medicamentos distribuídos gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), no começo do ano que vem. O medicamento já foi aprovado pela Anvisa, mas ainda não foi incorporado no Brasil.
O Truvada ? ou Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ?, quando tomado diariamente, pode zerar o risco de contágio mesmo no caso de sexo sem camisinha com um soropositivo. O remédio bloqueia, de antemão, a possibilidade de que o vírus ultrapasse as membranas celulares do organismo, se reproduza e atinja a corrente sanguínea do paciente.
?Estamos fazendo estudos de aceitabilidade dos usuários e do funcionamento no SUS para incorporar na política pública?, afirma Fábio Mesquita, do Ministério da Saúde.
Na prática clínica, os médicos afirmam que há alguns casos em que o Truvada seria o medicamento ideal. "Pessoas que têm muitos parceiros e dificuldades de não se colocar em risco acabam recorrendo muitas vezes à PEP (Profilaxia Pós-Exposição). A indicação para eles seria um tratamento preventivo", afirma o infectologista Ralcyon Teixeira, do Hospital Emílio Ribas.
Ainda segundo "O Globo", nenhum país do mundo inclui o Truvada em sua política pública de saúde. Nos Estados Unidos, na Tailândia e na Malásia, o uso do remédio já foi liberado, e o fármaco é vendido regularmente.
Fonte: http://agenciaaids.com.br/home/noticias/noticia_detalhe/23768#.Vec7h_lViko
Notícias

11 2015
Ministério da Saúde pretende distribuir o Truvada pelo SUS em 2016
Segundo o jornal "O Globo", o Ministério da Saúde pretende incluir o Truvada ? nome comercial do remédio de uso contínuo que pode impedir a infecção por HIV ? à lista dos medicamentos distribuídos gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), no começo do ano que vem. O medicamento já foi aprovado pela Anvisa, mas ainda não foi incorporado no Brasil. O Truvada ? ou Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ?, quando tomado diariamente, pode zerar o risco de contágio mesmo no caso de sexo sem camisinha com um soropositivo. O remédio bloqueia, de antemão, a possibilidade de que o vírus ultrapasse as membranas celulares do organismo, se reproduza e atinja a corrente sanguínea do paciente. ?Estamos fazendo estudos de aceitabilidade dos usuários e do funcionamento no SUS para incorporar na política pública?, afirma Fábio Mesquita, do Ministério da Saúde. Na prática clínica, os médicos afirmam que há alguns casos em que o Truvada seria o medicamento ideal. "Pessoas que têm muitos parceiros e dificuldades de não se colocar em risco acabam recorrendo muitas vezes à PEP (Profilaxia Pós-Exposição). A indicação para eles seria um tratamento preventivo", afirma o infectologista Ralcyon Teixeira, do Hospital Emílio Ribas. Ainda segundo "O Globo", nenhum país do mundo inclui o Truvada em sua política pública de saúde. Nos Estados Unidos, na Tailândia e na Malásia, o uso do remédio já foi liberado, e o fármaco é vendido regularmente.
Fonte: http://agenciaaids.com.br/home/noticias/noticia_detalhe/23768#.Vec7h_lViko
Avenida Paraná, 931 - Centro
CEP: 86610-000 - Jaguapitã - PR
Fone: 43-3272-1340
contato@casademariapr.org.br

Todos os direitos reservados
11/2014