Mais um estudo, desta vez no do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia), nos Estados Unidos, descobriu que uma proteína pode ser capaz de reconhecer as diferentes formas do vírus HIV, facilitando sua neutralização. A esperança é de que ele ajude na descoberta da tão esperada vacina contra a aids.
Segundo os pesquisadores, a capacidade de reconhecimento do vírus foi verificada em uma espécie particular de proteína do tipo bNab (anticorpos amplamente neutralizadores) ? as bNab são encontradas no sangue de alguns portadores de HIV cujo sistema imunológico consegue controlar a infecção.
A descoberta foi anunciada em artigo publicado na revisa científica Cell na última semana.
?Pensamos que é realmente avanço se o anticorpo [a proteína BnAbs] conseguir reconhecer essas diferentes formas [do vírus]?, diz Louise Scharf, que integra a equipe responsável pelo estudo.
Scharf diz que colaboradores da Universidade Rockefeller já estão testando os avanços do anticorpo em ensaio feito em humanos. Em 2013, cientistas já haviam anunciado que a proteínas BnAbs conseguiram prevenir a infecção em macacos.
|